top of page
  • Foto do escritorDuarte Dionísio

RAMP - "Thoughts"

Atualizado: 28 de jan. de 2021

Uma entrada vertiginosa na cena metálica nacional

RAMP - "Thoughts"

Lançamento: 1992

Sonoridade: Thrash Metal, Speed Metal

Editora: PolyGram, Polydor, 511726-1

Produção: Rui Fadigas, Jorge Quadros e Marsten Bailey, exceto "Thoughts" e The Last Child" produção de RAMP com Marsten Bailey

Capa: Marco Sousa Santos

Formato: Vinil Mini-LP 12"


Lista de músicas:

A1 - The Comediants

A2 - Disillusions

A3 - March To Death

B1 - Thoughts

B2 - The Last Child

B3 - Try Again


Os Ramp entraram pela porta grande e causaram estragos dentro do nosso pequeno país. "Thoughts" explodiu com os preconceitos e propagou o Metal mais pesado até então editado em Portugal por uma grande editora. Lançado pela multinacional Polygram, que parecia disposta a mostrar esta pérola ao mundo, o Mini-Lp com apenas 6 músicas transbordava uma sonoridade poderosa e arrebatadora. Thrash e Speed Metal eram o ponto de partida para a diversidade patente em tão curta duração. Começando a sussurrar aos nossos ouvidos, "The Comediants" acelerava num ritmo up-tempo sempre balanceado com riffs pesados e passagens inteligentes. No lado B "The Last Child" trazia as emoções à tona, numa balada rasgada e "Try Again" mostrava o lado rebelde do Punk, numa versão dos Spermbirds. O contexto lírico expunha pensamentos sobre a vida pessoal e social.

O Mini-Lp "Thoughts" foi apenas o começo de uma banda marcante na música em Portugal. Esta rampa de lançamento levou estes irreverentes miúdos da Margem Sul do Tejo a integrar um circuito reservado a bandas Pop e Rock. Com um som pesado e uma atitude de jovens metaleiros, as influências eram evidentes, mas munidos de talento e técnica souberam criar as raízes de uma carreira longa. As influências chegavam de outros países, principalmente EUA, Alemanha e Reino Unido, álbuns de bandas Thrash, Speed, Death e Black Metal com enorme qualidade e originalidade. Os monstros Metallica, Slayer, entre muitos outros eram já bandas importantíssimas no circuito internacional do Rock em geral. Mas no nosso país, edições das nossas bandas mais pesadas tardavam a ver a luz do dia. Os Ramp romperam as barreiras e afirmaram uma sonoridade que viria a tornar-se muito própria ao longo dos anos. No fim da adolescência, com muita garra e a puxar pelas entranhas, estes músicos mostraram talento, engenho e criatividade.


Foto: Helena Pedro

Músicos (da esquerda para a direita):

João Sapo - Baixo

Tó-Zé - Guitarra e voz

Rui Duarte - Voz principal

Paulo Martins - Bateria

Ricardo Mendonça - Guitarra e voz



182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page